O concerto desta noite tem a direção artística de Iago Fernández, músico galego reconhecido internacionalmente, e é resultado de um processo artístico iniciado na residência artística “Jazz na Aldeia” / Eixo do Jazz Associação Luso Galaica para a promoção do Jazz (setembro 2021) em Mouquim/Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de impulsionar o EJE Eixo do Jazz Ensemble como ensemble dedicado à divulgação do jazz galego e português. Daqui resultou este projeto, que agora se apresenta no DPP’22 e que teve a sua recente estreia no passado dia 16 de Julho de 2022 na Casa das Artes de Famalicão.
Com o repertório de Iago Fernández, será editado o segundo disco do Eixo do Jazz Ensemble (EJE), dando continuidade ao projeto iniciado em 2021 com Mário Laginha e que será em parte gravado no TEMPO Teatro Municipal de Portimão durante o DPP’22. Iago Fernández fez da bateria o seu principal meio de expressão artística, tocando e gravando com inúmeros artistas desde os 17 anos. Desde os 22 anos que escreve a sua música. Iago já gravou vários álbuns a solo e, no seu quarto álbum, incluiu pela primeira vez canções próprias com letra em galego.
Iago Fernández: música, letras e bateria
Joana Raquel:voz
Sofia Sá: voz e teclado
Pedro Jerónimo: trompete
João Paulo Silva: saxofone alto
Diego Alonso: saxofone tenor
Rafa Gomes: saxofone barítono
Filipe Dias: guitarra e teclado
Rui Catarino: guitarra
Miguel Meirinhos: piano
Yudit Almeida: contrabaixo
Almas Viaxeiras
Flor Esvelta
Arrolo da Alba
Springtime Paradox
Purple Light
Sei Sis
Brisa
Krafla Friđ
Laio
Mentes que minten
Iago Fernández é um baterista e compositor de jazz de Cangas, Galiza (1987). Iniciou os seus estudos musicais em percussão clássica no conservatório da sua cidade natal com o professor Luís Carballo. O seu primeiro contacto com o jazz foi na "Orquestra de jazz do Morrazo" e também no "Seminário Permanente de Jazz de Pontevedra (SPJP)" dirigido por Abe Rábade e Paco Charlín, onde estudou durante quatro anos incluindo masterclasses e concertos com artistas internacionais. Em 2005 e 2006 frequentou o "Tavira Workshop” (Portugal) tendo aulas com Tony Moreno, John O'Gallagher, Allan Ferber, Dave Phillips, Rez Abasi, Russ Johnson e Russ Lossing. Em Agosto de 2009 frequentou o "Begues Jazz Camp”. Após quatro anos intensos, em 2011 graduou-se com honras no “Centro Superior de Música del País Vasco, Musikene” (performance de bateria jazz) onde teve aulas com grandes mestres como Jorge Rossy, Perico Sambeat, Jo Krause, Albert Sanz, Guillermo Klein e Chris Kase entre outros. Além de ter gravado cerca de quarenta obras como sideman, Iago tem três álbuns como líder e compositor: "Agromando" (2011), "Acougo" (2015) e "Brisa" (2016). Em 2017 obteve o prémio ‘Martín Códax’ como o melhor projeto de jazz do ano na Galiza. Recentemente, em 2018-2019 Iago foi selecionado para o prestigiado programa Focusyear (escola de excelência) no Jazzcampus de Basel (Suíça), para aprender e se apresentar com artistas incríveis como Dave Liebman, Norma Winston, Wolfgang Muthspiel (diretor artístico), Jim Black, Ambrose Akinmusire, Seamus Blake, Marilyn Mazur, Django Bates, Billy Childs, Julian Lage, John Hollenbeck e Guillermo Klein.
Organização | Organization:
Cofinanciamento | Cofunding:
Parceiros estratégicos | Strategic partners
Apoios | Support:
Parceiro gastronomia | Gastronomy partner
Parceiro media | Media partner