Loading...

Oficina Percussão Tradicional Portuguesa c/ Tiago Manuel Soares
[Adufe e Trancanholas]

Esta oficina tem como propósito o trabalho técnico e musical elementar de um dos instrumentos ícones da cultura portuguesa: o adufe. Trabalhar-se-á a pega do instrumento (ponto de equilíbrio entre mãos), os três golpes básicos e o melhor mecanismo para os executar. Numa segunda fase a oficina incidirá sobre o trabalho musical de dois padrões rítmicos tradicionais, em 2/4 e 3/4, sobre melodias tradicionais portuguesas. Em duas horas de oficina pretende-se que os formandos tenham um conhecimento base sobre o contexto do instrumento e as suas potencialidades musicais, tanto no universo tradicional como no contemporâneo.



Tiago Manuel Soares

Tiago Manuel Soares nasceu no Porto em 1989. Fez o curso de interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo, terminando em 2007. Iniciou a sua formação, como músico, em 2003, num curso de percussão tradicional galega com Maria Xosé Lopez Vilar e em 2019 finalizou a licenciatura em percussão clássica, na Universidade do Minho, com Nuno Aroso. Realizou diversas masterclasses com grandes nomes do panorama internacional tais como Trilok Gurtu, Yshai Afterman, Pandit Kishore Banerjee, Filippo Lattanzi, Mark Braafhart entre muitos outros. A sua principal motivação musical reside nos ritmos e nos instrumentos portugueses. Fascinado por essa riqueza patrimonial, dá igual importância ora ao vasto legado que nos foi deixado, assim como à construção de novas abordagens, onde o estudo na vertente erudita e o conhecimento de diferentes culturas do mundo ajudou-o a abrir novos horizontes e possibilidades. Resultado dessa simbiose entre diferentes universos, estreou, em recital, quatro peças (dos compositores Fernando Lapa e ngela da Ponte), interpretando obras escritas propositadamente para si e fortemente inspiradas no cancioneiro português; umas dessas obras, "Ensaio sobre Cantos IV", de ngela da Ponte, foi uma das duas primeiras peças para adufe e electrónica a serem criadas e editadas.
Como formador, leciona na escola Limina (centro de investigação de percussão contemporânea, com a direção do percussionista Nuno Aroso) e na escola Cardo-Amarelo (escola de música tradicional). No presente ano encontra-se a fazer investigação para um livro, que irá ser editado com o apoio da DGARTES, sobre a cultura musical dos Zés Pereiras entre Douro e Minho. Até ao momento conta com 20 álbuns editados e destaca a sua participação nos grupos/artistas Mário Lúcio e os Kriols, Gisela João, Viola Popular, Manuel Maio, Ensemble Portingaloise, Maria Monda, Retimbrar, Projeto Cardo, Pé na Terra, Toque de Caixa, Gambuzinos, Senza, Orquestra da Universidade do Minho e Orquestra Sem Fronteiras. Já atuou em diversos países um pouco por toda a Europa (Portugal, Alemanha, França, Croácia, Eslovénia, Itália, Sérvia, Espanha, Polónia, Bélgica), África (África do Sul, Ilhas Reunião, Namíbia, Zimbabué, Marrocos, Cabo-Verde, Ilhas Reunião), Ásia (China, Índia, Dubai) e Oceania (Timor-Leste).

www.tiagomanuelsoares.com

Organização | Organization:

Cofinanciamento | Cofunding:

Parceiros estratégicos | Strategic partners

apoio

Apoios | Support:

Parceiro gastronomia | Gastronomy partner

Parceiro media | Media partner