A fechar o programa de concertos e o DPP’22, guardamos para o último dia o resultado da residência de criação artística do holandês Vincent Houdijk em estreita colaboração com o AGP - Algarve Grupo de Percussão Contemporânea. A residência teve lugar no auditório do Museu de Portimão desde dia 8 de Setembro e foi neste período de tempo que esta colaboração se concretizou para nos apresentar uma mistura de vários tipos de música: clássica, folclore, improviso e tango, tendo como base uma abordagem do ponto de vista Romântico. A noite será composta por obras de Piazzolla, Dvorak, Trevino e outros, num concerto que certamente tocará o coração tanto dos intérpretes como do nosso público.
Vincent Houdijk: vibrafone e marimba
AGP - Algarve Grupo de Percussão Contemporânea: Vasco Ramalho (direção artística), Pedro Branco, João Paias, Luis Casal, David Pires, Beatriz Alberto
Richard Rogers arr. Nanae Mimura - My favorite things
Andy Warlock - Capriol Suite
A. Dvorak - Quarteto em fá M
Bill Whelan - Firedance
Astor Piazzolla - Libertango
Astor Piazzolla - Milonga del Angel
Trevino, Ivan - Catching shadows sextet
É um percussionista holandês virtuoso e versátil, que se especializou em percussão melódica. A combinação de seus estudos clássicos e de jazz deu-lhe uma visão ampla sobre a música tornando-o um artista e professor de música inspirador e alegre, com uma mente ainda mais aberta. Houdijk inspira-se em várias fontes musicais: do pop à música minimalista, do jazz à world music. Esta atitude aberta permite-lhe criar uma história musical pessoal e contemporânea, com um bom sentido de harmonia, melodia e swing. Em 2007, fundou sua banda VinnieVibes; uma banda enérgica e cativante, muito apreciada por seus fãs e programadores musicais importantes. Em 2016, Vincent foi nomeado Young VIP e eleito o 'Mais Promissor Talento de Jazz da Holanda', ganhou uma tournê nacional em todos os principais locais de jazz, acompanhado por VinnieVibes. Em 2018 Vincent Houdijk & VinnieVibes foram convidados para se apresentarem no mundialmente famoso North Sea Jazz Festival, onde gravaram seu terceiro álbum “Live at the North Sea Jazz Festival” (ao vivo) que recebeu ótimas críticas mundiais de críticos de jazz. Vincent faz regularmente concertos a solo com e sem orquestras e/ou bandas. Ele também faz parte do trio TRIFID, tem um duo lindo com a talentosa cantora portuguesa Maria Mendes, e um duo com o trompetista Teus Nobel. Vincent é coordenador e professor principal da Fontys Academy of Music and Performing Arts em Tilburg e professor de vibrafone no departamento clássico da Codarts Rotterdam. Trabalhou, entre outros, com: Ravi Coltrane, Sean Jones, Roberto Quintero, Luisito Quintero, Maria Mendes, Eric Vloeimans, Bert Boeren, Bart Wirtz, Ilja Reijngoud, Paul Hanson, Kabeção, Teus Nobel, Scholtes Janssens Piano Duo, Arthur Jussen & Lucas Jussen, Ivo Janssen, Remy van Kesteren, Wouter Hamel, Kyteman (Hip Hop Orchestra), Mathilde Santing, a Residentie Orkest e a Metropole Orchestra.
www.vincenthoudijk.com
Criado em 2019 pelo percussionista Vasco Ramalho, com o objetivo de criação de um grupo de percussão profissional capaz de apresentar em palco as grandes obras da percussão contemporânea, com músicos residentes na região. São parte integrante deste grupo: Pedro Branco, João Paias [Lic. Percussão na Universidade de Évora], e Luis Casal. Estrearam no VENTANIA Festival de Artes Performativas do Barlavento, em outubro de 2020 em Portimão. Em 2021, estrearam a obra de João Pedro Oliveira “In the House of the Glass King”, encomenda do Festival Dias da Percussão Portimão 2021, escrita para Vasco Ramalho, marimba; Nuno Aroso, vibrafone e Algarve Grupo de Percussão Contemporânea. Para este concerto o AGP será composto por: João Paias, Luís Casal, Pedro Branco, David Pires, Beatriz Alberto e Vasco Ramalho.
Nasceu em 1982 em Reguengos de Monsaraz - Portugal. Iniciou os seus estudos musicais com 12 anos na EPMEV, curso que concluiu em 2000 com elevada classificação. No mesmo ano ingressou na Universidade de Évora onde se Licenciou em percussão no ano 2005. Entre 2006 e 2008 frequentou uma Pós-Graduação em marimba solista no Royal Conservatory Antwerp - Bélgica com o professor Ludwig Albert. Participou em vários cursos e festivais internacionais dos quais se destacam: Zeltsman Marimba Festival 2003 que decorreu em Appleton - WI - USA; Ludwig Albert Academy 2006 - Belgica; Keiko Abe Academy 2007 – Bélgica onde trabalhou com Keiko Abe; IPEW 2008 e 2019 - Croácia. Festival de música da UÉ 2013, Tomarimbando 2014 e 2017, Percussion Friends 2017 no Conservatório de Amsterdão, entre outros. Precursor da percussão na região sul de Portugal, desde 2005 já conseguiu iniciar a classe de percussão em vários Conservatórios e Academias. Foi diretor artístico das VII edições realizadas do FINTP Portimão, diretor artístico do I e II FIPAC e das IV edições do Festival Internacional de Percussão de Évora. Em Julho de 2017 lançou o seu primeiro CD, Vasco Ramalho – Essências de Marimba, Fados & Choros. Desde 2012 que Vasco Ramalho é artista Adams, uma das mais conceituadas marcas de instrumentos de percussão a nível mundial, e desde 2019 das marcas Innovative Percussion, Zildjian e Remo. Atualmente é professor no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado e no Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica. Doutorando em Média-Arte Digital na Universidade do Algarve/Universidade Aberta e investigador no CIAC.
Organização | Organization:
Cofinanciamento | Cofunding:
Parceiros estratégicos | Strategic partners
Apoios | Support:
Parceiro gastronomia | Gastronomy partner
Parceiro media | Media partner