Sobre
Dias da Percussão Portimão [DPP] é um projeto de promoção da percussão como linguagem artística universal e musical de união e diálogo, organizado desde 2021, com direção artística de Vasco Ramalho e Daniela Tomaz. Este evento tem génese no projeto Festival Internacional de Percussão de Portimão, havido entre 2012 e 2018, com direção artística de Vasco Ramalho.
DPP projeta-se em rede, da urbe de Portimão, em articulação com as potencialidades dos equipamentos públicos, e.g. TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, em diálogo com espaços seculares da cidade (Sociedade Vencedora Portimonense) e o espaço público: Centro Histórico, Centro Alvor, Zona Ribeirinha, zona exterior Museu de Portimão. Dialoga também com a gastronomia e hotelaria local, destacando a parceria anual com o Faina (Museu de Portimão) e Hotel Oceano Atlantico, basilares para a implementação do projeto.
DPP é um projeto d’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, apoiado pela República Portuguesa / Direção-Geral das Artes desde 2021, tendo o Município de Portimão como parceiro estratégico e o apoio do Agrupamento de Escolas da Bemposta Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, Sociedade Vencedora Portimonense, e ainda Antena2, Rádio Portimão e Jornal Barlavento como parceiros media.
2021-2024
Nas passadas 3 edições já programou cerca de 50 artistas de relevo regional, nacional e internacional de Portugal, Espanha, Holanda, Irão, Afeganistão, entre os quais Vasco Ramalho (marimba e codireção artística), Nuno Aroso (marimba), Eduardo Cardinho (vibrafone), Marcos Cavaleiro (bateria), Sérgio Almeida (percussão africana), João Guimarães Grupo, Isabel Vaz (violoncelo), Vasco Dantas (piano) em 2021; Simantra Grupo de Percussão & Luís Figueiredo, Vincent Houdijk (vibrafone), Eixo do Jazz Ensemble, Tiago Manuel Soares (adufe), Iago Fernández (bateria), Sérgio Almeida (percussão africana) em 2022 e Taranum Ensemble (Afghanistan National Institute of Music Portugal), Maryam Hatef (Ritmos da Pérsia), Ensemble de música de câmara Algarve Camerata, sob direção do maestro João Rocha, Aldovino Munguambe (vibrafone), André Dez, Marisa Paulo (percussão e dança africana), Tiago Manuel Soares (tambor) e Andrés “Pancho” Tarabbia (percussões tradicionais).
Em cada edição, estes artistas entram em diálogo com a comunidade e artistas residentes na região do Algarve, e.g. os alunos do Curso Integrado de Música e do Curso Profissional de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão e os jovens percussionistas do Algarve Grupo de Percussão Contemporânea que estreiam cada ano uma a encomenda musical do DPP, com cerca de 50 artistas locais envolvidos. Faz também parte de cada Festival, 3 ações de sensibilização e proximidade em formato desfile no espaço público com os Bomboémia Grupo de Percussão da Universidade do Minho, no Centro Histórico de Portimão, Alvor e Zona Ribeirinha, sendo que em 2024, dialogaram também com as Batucadeiras da Associação Esperança e Paz de Loulé, totalizando 70 artistas nas 3 edições.
Como motor de criação para percussão contemporânea, o DPP estimula anualmente um compositor português, desde o compositor João Pedro Oliveira, com a obra “In the House of the Glass King” (2021), a obra musical para Marimba e “Sardinhofone” de Tiago Cutileiro (2021); “Al Gharb” de Luis Figueiredo (2022); e ribombar” Para Tambor e Quinteto de Percussão de Filipe Fernandes, em 2024.
Direção Artística:
Daniela Tomaz e Vasco Ramalho
Direção Produção:
Joana Godinho
Webdesign e Design Gráfico:
Nuno Martins [studio21812]
web developer:
Ricardo Pereira [studio21812]
Assessoria comunicação e redes sociais:
Mayra Paolinelli
Videografia:
Kiwi Media